Calvície Feminina

O que é basicamente a Calvície?

Nas mulheres o processo de rarefação édifuso, a perda ocorre na região central e superior do couro cabeludo, sem afetar a linha anterior de implantação dos cabelos. Há a transformação de um pêlo terminal grosso em velus (penugem). É também conhecida como Alopecia Androgenética Feminina ou Padrão Feminino de Perda de cabelos. Etiologia (Causas)

A calvície feminina é tão comum quanto a masculina, porém menos severa, e de uma apresentação clínica totalmente diferente. O início é gradual e cerca de 25% das mulheres entre 25 e 40 anos, e 50% das mulheres acima dos 40 anos, apresentam algum grau de calvície. Como na masculina, há também uma predisposição genética autossômica dominante, transmitida por ambos os pais, não somente pelo lado materno. Somente 20% dos casos têm história familiar positiva.

A causa é considerada multi-fatorial, sabendo-se que também ocorre a conversão da testosterona (hormônio masculino que também circula nas mulheres, porém em uma quantidade menor do que a dos homens) para DHT (dihidrotestosterona), através da enzima 5 alfa redutase. Nas mulheres os andrógenos (hormônios masculinos) são produzidos nas glândulas supra-renais e nos ovários. As mulheres tem 3,5 vezes menos 5 alfa redutase do que os homens, mas esta enzima também se encontra em maior concentração na região frontal, explicando o início da rarefação capilar neste local.

Na maioria das vezes, não se detectam aumentos hormonais masculinos na corrente sanguínea. O que ocorre é uma sensibilidade dos receptores celulares à DHT, desencadeando o processo de miniaturização (diminuição do diâmetro e tamanho da haste dos fios e redução da fase de crescimento dos mesmos).
Os fatores desencadeantes podem ser: desordem hormonal, incluindo início ou interrupção de uso de anticoncepcional, pós-parto e período peri e pós menopausa.</p>

 


A principal queixa das pacientes do sexo feminino é conseguir visualizar o couro cabeludo através dos fios de cabelo, quando se olham de frente no espelho. A calvície feminina é classificada em 3 tipos principais segundo Ludwig, e em 8 tipos segundo Savin. A classificação é baseada na rarefação capilar que se inicia na linha de divisão dos cabelos, e que evolui lateralmente acometendo toda a superfície superior do couro cabeludo.

Grau de Calvície Feminina

Escala de Ludwig e Savin

Erich Ludwig classificou a alopecia androgenética feminina em três estádios com base na densidade do cabelo. A grande maioria das mulheres com este tipo de alopecia classificam-se no Grau I, que se manifesta com uma alopecia mínima e cabelo com pouco volume. As que se classificam no Grau II, possuem uma maior mancha sem cabelo que é mais difícil de disfarçar. O terceiro grupo é menos frequente.

Vamos marcar um horário?

Precisando de uma Ajudinha?