Técnica Fue

O que é a técnica FUE?

Na técnica FUE, todos os folículos de 1 a 4 fios são removidos da área doadora pelo médico cirurgião um a um de forma aleatória. A grande vantagem da técnica de FUE é não deixar cicatriz linear possibilitando o uso dos cabelos mais curtos. É conhecida como a técnica de transplante capilar sem cicatriz linear.

Isto ocorre porque os orifícios feitos para a remoção dos fios são extremamente pequenos, com 0.8 a 0.9mm de diâmetro. Outra vantagem é que esta técnica pode ser realizada nos pacientes que não possuem boa elasticidade na região doadora, o que limitaria a realização de um microtransplante com a técnica de FUT.

Também é a melhor indicação para o transplante de barba, pois se consegue retirar pelos da própria barba preservando as mesmas características pilosas da região.

É importante mencionar que na realização da técnica FUE os cabelos precisam ser raspados para conseguir introduzir um pequeno punch corretamente e extrair a unidade folicular sem danificar a raíz.

Nesta técnica, como as unidades foliculares são retiradas uma a uma, o tempo cirúrgico é maior. O procedimento de FUE pode ser realizado em 1 ou 2 dias consecutivos de cirurgia. É uma técnica mais demorada e trabalhosa, por consequência, mais onerosa também. Por ser minimamente invasiva, é realizada sob anestesia local e leve sedação, o paciente dorme ao longo do procedimento e não sente dor.

Para a colocação dos fios são utilizados os chamados “IMPLANTERS”, dispositivos semelhantes à uma caneta com um sistema de mola e uma agulha na ponta de 0.8mm de diâmetro para as unidades foliculares de 1 e 2 fios ou 1.0mm de diâmetro para as de 3 e 4 fios. Estas agulhas possuem uma abertura central que possibilita o posicionamento da unidade folicular em seu interior. Ao introduzir a agulha na área calva e apertar a ponta oposta do implanter, a unidade folicular é automaticamente implantada. A principal característica desta técnica de colocação é que o bulbo ou raiz dos fios não é tocado, o que reduz o trauma destes fios.

MEGASESSÃO: O termo MEGASSESSÃO, surgiu na década de 90, inicialmente denominado àqueles procedimentos que ultrapassassem 1000 unidades foliculares (UFs). Este número aumentou consideravelmente desde que a técnica começou a ser empregada, há mais de 20 anos. Atualmente é considerada megassessão a cirurgia que atinge de 2 a 3 mil unidades foliculares, correspondendo de 6 a 8 mil fios transplantados em uma única sessão. Acima de 3 mil UFs transplantadas chamamos de GIGASSESSÃO, técnica que pode atingir de 8 a 10 mil fios de cabelos.

O objetivo é transplantar o maior número de fios possíveis por sessão cirúrgica.

É importante salientar que as mega e gigassessões só podem ser realizadas quando a área doadora oferece condições apropriadas, como elasticidade e número alto de fios por cm2. Assim, quanto melhor a área doadora, maior será o número de fios transplantados. Isso vai depender de cada paciente.

Em graus avançados de calvície, o paciente normalmente necessita de duas cirurgias de megassessão. E há casos extremos em que uma terceira sessão é recomendada. 

O tipo de cabelo (textura, cor, espessura da haste, se crespo, liso ou ondulado e contraste com a pele) também influencia o resultado final.

A queda normal diária de cabelos tem relação direta com o número total dos mesmos, e também com a duração da fase de crescimento. Normalmente uma pessoa tem em média 100.000 fios de cabelos e uma fase de crescimento de 3 anos, ou seja, esta pessoa troca cerca de 100.000 fios a cada 1000 dias, tendo uma perda de 100 cabelos por dia. Se o indivíduo tiver mais do que 100.000 fios, com o mesmo tempo de fase de crescimento, ele terá uma maior perda diária.

Principais etapas da técnica

Etapa 1

Incisão na área doadora para extração do folículo

Etapa 2

extração do folículo capilar da área doadora

Etapa 3

separação e seleção dos folículos capilares pela equipe

Etapa 4

posicionamento dos fios de acordo com o cabelo do paciente

Vamos marcar um horário?

Precisando de uma Ajudinha?